Criar uma Loja Virtual Grátis




 

Avarez

A PAZ

só será uma realidade

quando ela for cultivada

no coração

de cada ser humano!

É no nosso coração

que a paz

deve encontrar

o terreno fértil

para se multiplicar! 

 



Total de visitas: 2760
CIÊNCIA DAS COISAS DIVINAS
CIÊNCIA DAS COISAS DIVINAS

  A “theologia” é a ciência das coisas divinas.

           Todo cristão ao dar razão de sua fé a si mesmo e aos outros, envolve-se com a tarefa de fazer teologia. A “theologia” é a ciência das coisas divinas, por ela se busca a inteligência da fé. O estudo da teologia, tratando de Deus, mediado pela fé e pela acolhida da Palavra Sagrada - a nos comunicada pela Revelação e pela Tradição da Igreja - entrelaça aprender a fazer e viver celebrativa e orantemente a teologia.  

            A vida em suas mais diversas manifestações oferece o lugar de fazer teologia. Faz-se teologia ao produzir novas formas de expressão da revelação, da tradição viva da Igreja. Aprender a fazer teologia significa, antes de tudo, entrar na própria mecânica teológica. Celebrar e rezar a teologia implica situá-la em seu verdadeiro lugar. Ela nasce da fé da comunidade e orienta-se para a fé: o mistério de Deus. O teólogo, mais que um ativo perscrutador de Deus, é alguém que se sente capturado por Ele.

            A teologia foi produzida ao longo dos séculos por comunidades que a vivenciou. Dessa vivência se conhecer os produtos: teologia bíblica, patrística, monástica, oriental, escolástica, moderna europeia, da libertação, etc. A teologia tem uma especificidade e opera sempre novas interpretações. Deus foi colocado no discurso humano como sendo o centro e o objeto principal.

            A teologia eleva o nível de conhecimento, que se tem da fé, conforme as exigências e demandas da inteligência, da experiência, da vida. Não faria teologia quem duvidasse da revelação, quem estivesse em busca de uma certeza na fé que não tem. A teologia supõe uma posição de sintonia, sob certo sentido, serena e tranquila com a revelação cristã. A Igreja intermedia os dois parceiros fundamentais: Deus e o teólogo. Tanto mais se faz importante o aspecto eclesial da teologia quanto os tempos pós-moderno favorecem a extrema individualização da fé. A teologia cristã não pode ser pensada fora da vivência comunitária, pois na comunidade o indivíduo nutre-se dela transpondo para a linguagem sua experiência de fé e acolhendo a revelação.

Albinê Cândido

Pré-noviço redentorista

Acadêmico de Filosofia no IFITEG

Referência 

LIBANIO, J.B.; MURAD, A. Introdução à Teologia: Perfil, Enfoques, Tarefas. São Paulo: Loyola, 2007, p. 57 - 76.